quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

AVALIAÇÃO

Nesta disciplina tivemos a oportunidade de explorar e refletir sobre dois processos bastante significativos para o nosso cotidiano escolar: avaliação e planejamento.
Através das atividades e leituras propostas, compreendi que a avaliação deve ser um processo inclusivo, onde cada aluno possa ser visto como um ser globalizado, valorizando-se todo e qualquer avanço ocorrido durante a aprendizagem, possibilitando o seu desenvolvimento e a apropriação de saberes.
Ao avaliar meu aluno, procuro levar em consideração o seu desenvolvimento, avaliando-o diariamente, sem compará-lo ao colega, mas a sí mesmo. Mas, para que este processo seja realmente inclusivo, procuro estar a par do histórico de cada aluno: sua vida escolar, se é repetente, se tem alguma dificuldade específica, se é portador de necessidades especiais; e a partir daí, passo a ter uma visão individual de cada um, seu crescimento e desenvolvimento a partir de suas habilidades, considerando seu interesse, sua participação, suas limitações.

Nenhum comentário: