quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

PLANEJAMENTO

Ao fazer o estudo do texto"Planejamento: em busca de caminhos". (RODRIGUES, 2001) fiz uma reflexão em relação a minha prática durante o meu estágio de magistério e me dei conta da dificuldade que tinha em relação ao planejamento, visto ser a turma bastante heterogênea, e na época, o planejamento era feito como se todo mundo pensasse e reagisse igual, onde na realidade não havia uma preocupação com a turma e seu contexto, não havendo questionamentos sobre o mesmo.
A partir da leitura do texto, pude identificar os elementos básicos, segundo a autora, para um planejamento didático pedagógico. Para mim, todos são importantes, pois se interrelacionam, mas acredito que o principal seja a contextualização; visto que considero que os demais sejam consequências deste, pois se não sei para quem vou planejar, não haverá o por quê deste planejamento. O principal é conhecer meu aluno, seus interesses e então o planejamento flui a partir daí. Concluindo, tenho certeza que com o passar do tempo, na prática, através das leituras realizadas, compreendi que o planejamento só é válido quando tem por objetivo o aluno, seu interesse e principalmente valorizando aquilo que o aluno trás, tornando o ensino para ele mais significativo e menos mecanizado.

Nenhum comentário: