quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

REFLEXÃO SOBRE O 7º SEMESTRE.

Durante o Seminário Integrador VII podemos aprofundar estudos sobre PAS, e com a leitura de texto sobre o assunto pude perceber que a importância do trabalho de PA para os alunos é que estes se tornem mais autônomos em relação a sua aprendizagem, pois passam a agir e interagir a partir de interesses comuns, aumentando sua auto- estima e conseqüentemente contribuindo para sua relação recíproca entre professor e aluno.
Também os PAS podem ser explorados com as séries iniciais, onde os alunos tem uma característica investigativa, curiosa, estão sempre tentando experimentar,
Mas o que se percebe é que muitos educadores tem dúvidas de como se faz um Projeto de Pesquisa, continuando com práticas equivocadas, as quais inibem a capacidade da criança de pensar, de explorar e descobrir soluções, a descobrir.
Por isto, cada vez mais os cursos de Graduação e Pós- graduação sentem a necessidade de orientar sobre a metodologia de Projetos, onde o aluno possa desenvolver a competência de formular e equacionar problemas, necessitando pensar para expressar suas dúvidas, sendo-lhe permitido formular questões significativas, pois emergem de história de vida, de seus interesses, seus valores e condições pessoais.
Mas para que esse grau de competência ocorra, passa por um processo que precisa ser orientado.
Com isto, envolve desde a flexiibilização do currículo, como o envolvimento de todos os segmentos da escola, na opção por uma mudança para esta metodologia a partir da realização de ações conjuntas, não havendo lugar para uma relação de autoritarismo.
Confesso que ainda não me sinto segura quanto aos PAS, mas acredito que aos poucos essa metodologia estará fazendo parte de nossa prática docente, pois com todos estas tecnologias atuais, a escola também terá que se atualizar, abrindo as portas a novas metodologias, em busca de uma melhor qualidade de ensino.
Também no SI VII fiz a reflexão síntese sobre as aprendizagens do 7º semestre, onde destaquei a importância de conhecer o aluno para quem vamos direcionar nosso planejamento, através de reflexão, identificando-os como: crianças, jovens, adultos ou PNEE, para a partir daí, podermos aprofundar sobre sua realidade, contemplando suas características e necessidades durante o seu percurso escolar.
Para cada realidade encontrada em nosso contexto escolar é necessário repensar metodologias próprias, exigindo da escola atual um olhar diferenciado em relação a estes alunos e suas especificidades culturais.
Partindo destas realidades surge um desafio, que nos é proposto: O de como e para quem planejar, visto ser o planejamento um processo flexível, destacando a importância de voltar meu planejamento ás necessidades e a realidade do meu aluno visto apresentarem características próprias, as quais necessitam de um olhar diferenciado.
Assim, torna-se necessário uma reflexão sobre “Alfabetismo e Letramento para uma prática pedagógica consciente e inclusiva.
A importância, portanto, de qualificar ainda mais minha prática, a partir de uma ação pedagógica reflexiva consciente e inclusiva, percebendo-se a importância do alfabetismo (apropriação da tecnologia de escrita) e letramento (identificação de diferentes usos e funções da escrita, através de vivências e de diferentes práticas de leitura e escrita), processos simultâneos e indissociáveis, onde o aluno pode interagir e explorar o mundo em que vive, de forma a sentir-se parte integrante do processo de ensino aprendizagem, incluído de fato, no convívio sócio cultural.
Cabe ressaltar que na disciplina de SI VII destaca a importância de se utilizar diferentes recursos, frente as novas tecnologias, que se apresentam e tornam cada vez mais presentes no nosso dia a dia, como a Cibercultura, por exemplo, a qual foi tema de estudo durante o nosso PA, nesta disciplina.
Concluindo, durante este 7º semestre, partindo de leituras e vídeos destacamos aspectos positivos em relação ao trabalho por projetos, onde o principal está na proposta de motivação do aluno através do estímulo de participação no processo de aprendizagem, onde junto com o professor formula hipóteses, relaciona conhecimentos prévios a novos conhecimentos, fazendo uma ponte entre o que já sabe e o que está a descobrir, tornando sua aprendizagem mais significativa e portanto mais eficaz, onde todo o processo ocorre de forma espontânea e descontraída.
Em relação ao desenvolvimento do meu estágio e minha prática diária, posso dizer que apesar de ainda não introduzir a metodologia de PAS, procurei e procuro na minha prática, conhecer meu aluno (sua realidade e especificidades culturais) para flexibilizar meu planejamento de acordo com as necessidades e interesses dos meus alunos, procurando introduzir na minha prática a Ludicidade, de grande interesse por parte dos alunos, contribuindo no processo de aprendizagem e sendo o tema do meu TCC. Também a partir do contexto de inclusão na escola, fiz uma pesquisa dentro do meu TCC sobre o uso do lúdico com PNEE. Pretendo continuar meus estudos sobre a ludicidade e os PNEE, pois são temas que estão presentes no meu cotidiano escolar.

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