sexta-feira, 12 de novembro de 2010

SEMINÁRIO INTEGRADOR IX
POSTAGEM NO BLOG
REFLEXÕES SOBRE O 4º, 5º E 6º SEMESTRES DO CURSO
ALUNA MARIA ANGÉLICA HOFMANN

Reflexões do 4º Semestre

ALGUMAS ATIVIDADES REALIZADAS COM MEUS ALUNOS
DURANTE O ESTÁGIO, A PARTIR DE TEMAS TRABALHADOS NESTE SEMESTRE.




Plantio de mudas,Sequência numérica com nº em EVA E Linha do tempo dos alunos.


Neste 4º semestre de curso houve uma aprendizagem bastante significativa, pois foram além das teorias, envolvendo atividades práticas a partir das disciplinas de Ciências, Matemática e Estudos Sociais; as quais podemos aplicar com nossos alunos.
Na disciplina de Ciências trabalhamos a importância da preservação do meio ambiente, sempre partindo da realidade do nosso aluno. Como exemplo, trabalhei a reciclagem, com a separação do lixo na hora da merenda no refeitório da escola e também realizando uma oficina de brinquedo reciclável, fazendo um bilboquê de garrafa pet e um quebra-cabeça a partir de figuras de revistas usadas. Com estas atividades desenvolvi em meus alunos o censo de responsabilidade em relação ao nosso meio ambiente, onde cada um deve fazer a sua parte, para o bem estar de todos.



A disciplina de Matemática valorizou o lúdico como instrumento pedagógico, incentivando o uso de materiais concretos para a introdução de conceitos matemáticos, como adição, subtração, divisão , multiplicação, geometria, medidas, pesos, etc.
A partir destas dicas, busquei atualizar minha prática, busquei na internet no site PICASA sugestões de atividades lúdicas a serem aplicadas em Matemática com o uso de materiais de fácil acesso pelo aluno, como tampinhas, canudinhos, bolitas, entre outros. Com estas atividades meus alunos viveram momentos de descobertas, de uma forma mais prazerosa, podendo fazer hipóteses e formular conceitos a partir daquilo que observou. Senti também que os conceitos foram assimilados de forma mais fácil, de maneira mais clara, pois partiram de uma situação concreta.
Na disciplina de Estudos Sociais, trabalhamos a linha do tempo que foi uma atividade de integração, pois contou com a participação de pais e familiares, visto muitos alunos não saberem sua data de nascimento, e também usamos as certidões de nascimento como fonte de consulta. Houve também uma integração e socialização entre os alunos por meio de comparações de lugar, ano e mês de aniversário, podendo perceber a diferença e ou semelhança nas idades dos alunos.
No Seminário Integrador realizei u a linha de tempo da minha vida, relacionando os fatos mais importantes, fazendo com que voltasse ao tempo, resgatando memórias de fatos que já se passaram a muito tempo, envolvendo pessoas as quais não tenho mais contato. Foi uma recordação muito boa motivo pelo qual realizei esta atividade com bastante interesse e prazer.


Reflexões do 5º Semestre






Na disciplina de Seminário Integrador V, destaco a construção do portfólio de aprendizagens a partir de conceitos trabalhados, de forma a integrá-los a partir de reflexões sobre as teorias estudadas e nossa prática diária como educadoras, destacando a importância da democratização do ensino, com a elaboração do PPP e o Regimento da escola, pois são eles que nortearão metas estabelecidas quanto ao currículo e avaliação, de acordo com a realidade de cada unidade escolar. Agora neste momento estamos vivendo em nossa escola a eleição de diretores, um momento democrático, que ainda está amadurecendo, pois como vimos a democracia deve ser aprendida e com certeza, alguns professores ainda não aprenderam, devido a conflitos que há em algumas escolas em torno do processo eleitoral. A partir do processo eleitoral em nossa escola, discuto com meus alunos da importância da participação dos pais e ou responsáveis nesse momento, pois a escola faz parte da comunidade, onde todos os segmentos devem participar de decisões que envolvam esta instituição. Mas, infelizmente a maioria dos pais não participa das reuniões da escola, deixando de exercer seu papel na democratização do ensino.

Na disciplina Psicologia da vida adulta fizemos em grupo um projeto temático sobre a cultura de ter filhos, que nos proporcionou fazer pesquisas, e a partir daí construir uma apresentação com a análise dos dados coletados. Nesta disciplina também estudamos as fases do desenvolvimento, da infância a velhice, descrevendo características próprias de cada uma. A partir destas características podemos melhor compreender o comportamento de nossos alunos desde a educação infantil até a fase adulta, no EJA por exemplo, procurando entender que nosso planejamento deve levar em consideração a fase de desenvolvimento de nosso aluno, podendo haver flexibilizações, também em relação a avaliação.

Na disciplina de Projeto pedagógico em ação com o fórum foi possível socializar o conceito de PA e como desenvolvê-lo em nossa escola a partir das curiosidades de nossos alunos. Acredito que tenhamos ganho muito com isto, pois com um projeto, pode-se desenvolver várias áreas do conhecimento, envolvendo professores e alunos na construção do saber.

Na disciplina de Organização e gestão da educação, fiz uma reflexão a respeito da inclusão como algo que deveria ser mais discutido através da gestão democrática escolar, uma vez que necessita e muito de recursos e materiais específicos para um melhor atendimento (psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, professores qualificados, etc.) a estas crianças e jovens, para que consigam desenvolverem-se como um todo, sem preconceito.
Mas, sabemos que há ainda muito a se conquistar em relação ao desenvolvimento e adaptações de leis em função de uma melhor qualidade de ensino, a esta clientela, visto haver ainda por parte da sociedade um grande preconceito a cerca deste assunto.
Estes alunos portadores de necessidades especiais precisam como os demais, de uma atenção voltada as suas necessidades, o que infelizmente nem sempre a escola está preparada para oferecer.
E é exatamente na questão de inclusão que acredito deva haver maior reflexão e direcionamento quanto à viabilidade ou não de sua prática em relação a ser esta a realidade de muitas de nossas escolas municipais, as quais ainda se sentem despreparadas para tal desafio.
Neste ano exemplo, estou atendendo um aluno com necessidades especiais, quanto à locomoção e adaptação de objetos como cadeira, mesa, banheiro, pois tem uma doença diagnosticada como nanismo, ao qual impede seu crescimento normal, tendo 9 anos e tamanho de uma criança de 4 anos. A escola vem buscando parcerias para auxiliar este aluno, prevendo projetos de acessibilidade para o próximo ano (banheiro adaptado), com a finalidade proporcionar ao mesmo um direito de ir e vir com segurança e mais conforto. Mas, enquanto estas mudanças não ocorrem, professora e colegas o auxiliam em suas necessidades, havendo um respeito e carinho por parte de toda a escola.
Na disciplina de Organização do Ensino Fundamental, considero importante ressaltar que ficou claro, com a atividade do quadro comparativo entre as características da gestão democrática e gestão patrimonialista que a gestão democrática caracteriza-se principalmente por participação e compartilhamento de decisões por todos os seguimentos da instituição, onde cada um tem o poder de decisão de acordo com o interesse comum. Uma prova de que nosso município vem buscando uma gestão democrática é o processo de eleição de diretores que vem acontecendo em nossas escolas, onde conta com a participação de todos os segmentos. Nossa escola vem desenvolvendo várias atividades de integração entre comunidade x escola como bingo, feira de roupas, festa da família, festa junina, a fim de resgatar a participação da comunidade na vida escolar de seus filhos, participando também de decisões que envolvem melhorias na qualidade de ensino.
Reflexões do 6º Semestre


Mosaico étnico racial, confeccionado com os alunos.

Neste semestre na disciplina de Seminário Integrador VI analisamos os PAS dos colegas, uma atividade que no início achei difícil, mas depois fui percebendo que as trocas feitas foram contribuindo ainda mais para ampliar nosso conhecimento a respeito deste assunto, envolvendo vários temas, conforme a curiosidade e interesses de cada grupo.

Na disciplina de Questões étnicos raciais, foi abordado a importância de se trabalhar em sala de aula as questões étnicos raciais, para que haja uma valorização das diferenças, diminuindo assim o preconceito, tão comum em nossas escolas. Uma das atividades que desenvolvemos com os alunos foi o mosaico, que contribuiu para que eles percebessem que nossa turma era bastante heterogênea nesse sentido, e que as diferenças serviam para qualificar ainda mais nosso trabalho.

Este ano fiz com meus alunos o auto retrato, atividade que gostaram muito e que contribuiu também para perceberem as diferenças, respeitando cada um como é, independente de seu aspecto físico.

Na disciplina de Filosofia da Educação confesso ter tido um pouco de dificuldades em relação a alguns conceitos, como premissa, por exemplo. Também tive dificuldades na comparação entre os texto de Adorno e Kant. Pra mim foi a disciplina que menos me interessou.

Na disciplina de Educação de pessoas com necessidades educativas especiais posso ressaltar que foi muito importante fazendo-nos refletir sobre as condições da inclusão em nossa escola, tanto em termos de acessibilidade como de formação dos docentes e no caso de deficiência, que ações devemos tomar em relação a inclusão destes alunos no ambiente escolar? Confesso ser uma área que me interessa muito, pretendendo fazer minha pós em Educação Especial, para poder de certa forma contribuir para uma educação de qualidade para todos, conforme emana a lei.

Na disciplina de Desenvolvimento e aprendizagem sob o enfoque da Psicologia II trabalhamos a questão de como trabalhar o desenvolvimento moral com nosso aluno em sala de aula. Como agir, por exemplo, em relação à agressividade, partindo de ações simples, adotadas pelo professor para resolver a questão. Achei bem pertinente, pois nossos alunos muitas vezes são bastante agressivos em determinadas situações, não sabendo como agir, necessitando da interferência da professora para auxiliá-lo.
Também trabalhamos as fases do desenvolvimento, segundo Piaget, que segundo ele ocorre de forma integrada, independente da idade da criança, onde cada fase é importante.
Acredito que este semestre foi bastante proveitoso por envolver diferentes conceitos, que de certa forma se inter relacionam em nossas ações pedagógicas diárias, por fazerem parte do cotidiano de nossos alunos.

Maria Angélica Hofmann.

Nenhum comentário: